Governança de TI

Essa disciplina engloba a parte de Governança de Tecnologia da Informação (TI) mas também faz parte do mesmo eixo das disciplinas de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informações Gerenciais, Desenho de Processos e Tecnologia BPM. Trato o conjunto destas disciplinas como uma só nessa página.

Entre 2012 e 2014 lecionei essa disciplina para o Bacharel em Administração Industrial do CEFET/RJ Campus Maracanã. Sobre a literatura indicada, temos livros de diversas áreas de conhecimento diferentes nesta disciplina. Para os livros de Governança da Tecnologia da Informação, ITIL e COBIT, e Sistemas de Informações Gerenciais indico o estudo tanto em sala como para concursos dos seguintes livros:

Na disciplina de Governança de TI são tratados, além da própria governança, o framework Control Objectives for Information and related Technology (COBIT) e a Information Technology Infrastructure Library (ITIL). O COBIT ou Control Objectives for IT é um modelo de negócios e de gestão global para governança e gestão de TI corporativa. A ITIL é um agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação de alta qualidade, obtidas em consenso após décadas de observação prática, pesquisa e trabalho de profissionais de TI e processamento de dados em todo o mundo.

Na parte de BPM, a notação para mapeamento de processos é apresentada e comparada com outros métodos de mapeamento de processos. O propósito básico do BPMN é oferecer uma notação padrão para a modelagem de processos de negócio. O BPMN é originário de um acordo entre várias empresas de ferramentas de modelagem e com quatro elementos, é possível construir modelos expressivos de processos. A ferramenta também é relativamente fácil de entender, aprender e de usar.

Na parte de Sistemas de Informação, é feita uma revisão desde o que é hardware básico até o desenvolvimento em si de sistema utilizando técnicas e ferramentas da engenharia de software. Um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é destinado ao auxílio na tomada de decisão dos gestores, controle e coordenação de uma organização através de um conjunto de atores inter-relacionados que processam armazenam e distribuem informações.

Avaliações:

Material de Apoio para Estudos:

0Shares