Projeto Integrador com Java

A disciplina de Projeto Integrador em Java é uma disciplina prática para integrar os conhecimentos adquiridos ao longo de um curso Técnico em Informática. A disciplina é similar ao projeto final de um curso de graduação em Sistemas de Informação, Informática, Engenharia ou Ciência da Computação, onde um sistema é exigido para aprovação na disciplina. Lecionei esta disciplina em 2015 no curso Técnico a distância em Informática do CEFET/RJ.

O Projeto Integrador com Java é uma disciplina prática que visa a aplicação do conhecimento teórico adquirido em disciplinas anteriores. Inicialmente é feita uma breve revisão de conteúdos de Banco de Dados com a utilização de exemplos e atividades práticas sobre o conteúdo revisado. Essa disciplina está relacionada com as disciplinas de Banco de Dados e Programação em Java, portanto, é necessário ter o conhecimento prévio desses conteúdos. Após a revisão, o aluno irá desenvolver um pequeno software passando pelo desenvolvimento de um projeto de banco de dados, a definição dos requisitos do sistema, a implementação da interface gráfica e aplicação do padrão de desenvolvimento Model-View-Controller (MVC). O sistema deve ser implementado com o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) MySQL e com a linguagem de programação Java SE.

Sobre a bibliografia recomendada, sugiro os seguintes livros como material de referência e de apoio. Costumo utilizá-los na ordem que eles aparecem. Alguns indico para sala de aula e outros podem ter uma linguagem mais apropriada para concursos públicos, então é possível encontrar no meu canal do YouTube, vídeos com as avaliações de cada livro e abaixo tem os links que direcionam para a compra on-line, caso seja interessante para vocês (ao clicar nas imagens dos livros, você será direcionado para a Amazon):

        

As aulas com o conteúdo dessa disciplina estão disponíveis nessa playlist aqui no YouTube. Além disso, diversos outros materiais para auxílio no estudo para a disciplina e para concursos poderão ser encontrados a seguir.

Material de Apoio (vídeo aulas):

Material de Apoio:

  •  JAVA – SWING + MVC (Bom Pra Cachorro)
  • Construindo Uma Aplicação em Java Usando SWING e MVC
  •  Java Básico
0Shares