Orientações

Nessa página é possível encontrar as informações necessárias para ser orientado por mim em trabalhos acadêmicos na área da inteligência Artificial, Sistemas Multi-Agentes, Computação Ubíqua e Sistemas Embarcados. Estas são as áreas prioritárias onde atuo, contudo é possível que eu oriente trabalhos voltados ao Marketing Digital na área de Gestão e Administração, na área de educação ou em algumas outras áreas na Computação (a melhor forma de descobrir isso é entrando em contato comigo).

Mas antes de entrar em contato, fique atento as seguintes regras que adoto:

  1. só oriento trabalho individuais: todos os trabalhos e projetos que oriento serão individuais. Essa é uma opção que eu tomo para melhor gerenciar as atividades e a evolução de cada orientando e o próprio projeto em si. Porém, em muitos projetos e trabalhos, poderá acontecer de duas ou mais pessoas venham a trabalhar em conjunto mas mantendo cada um seu foco e seu trabalho. Eu não abro exceções.
  2. você trabalhará em algum projeto de pesquisa: apesar de eu ser bem receptivo a novas idéias e projetos, eu mantenho alguns projetos de pesquisa em andamento baseado em meus interesses de pesquisa onde provavelmente você atuará. Estas decisões e informações serão apresentadas em uma reunião/bate papo que agendaremos dado a minha disponibilidade.
  3. você terá que redigir artigos científicos: caso você não esteja habituado a prática ou metodologia científica, a produção científica é a forma que pesquisadores e acadêmicos do mundo todo tem para difundir e compartilhar as descobertas e avanços na academia. Então, os resultados obtidos em sua pesquisa serão apresentados em formas de trabalhos acadêmicos em conferências e revistas especializadas. E lógico, vocês terão que apresentar esses resultados.

Disponibilizo nesta página, alguns documentos que direcionam o desenvolvimento da pesquisa na área de Sistemas Multi-Agentes, e Computação Ubíqua e Embarcada. Esses documentos são compostos por orientações metodológicas, questionários para serem respondidos que ajudarão no desenvolvimento e conhecimento do referencial teórico, e revisões da literatura da área de agentes. A leitura do material para fins de conhecimentos é livre mas eu indicarei o momento certo da utilização de cada um durante o decorrer da orientação.

Para a redação de documentos científicos, os orientandos deverão utilizar as seguintes ferramentas (todas em suas versões gratuitas):

  • Overleaf: é um editor on-line colaborativo para edição de documentos utilizando o Latex. Consequentemente, é necessário saber como utilizar o Latex para a redação de tais documentos. O Latex é simples e tem uma vasta documentação on-line.
  • Grammarly: é um corretor ortográfico da língua inglesa. A ferramenta ajuda na redação de documentos acadêmicos em inglês, ou qualquer outro tipo de redação utilizando o inglês. A versão gratuita já é suficiente em muitos casos, mas a versão paga tem sofrido constante atualização e está em um nível bom de revisão.
  • LucidChart: é uma ferramenta on-line para a criação de diversos diagramas (UML, ER, BPM, Venn, imagens em geral, etc.). Na sua versão gratuita permite a criação limitada de componentes, mas é uma ferramenta que gera figuras com traços bonitos ideais para documentos acadêmicos e a quantidade de componentes é suficiente para isso.

Então é isso. Bons estudos e sejam bem-vindos, se é isto que realmente desejam.

Documentos:

0Shares