Best Paper: WESAAC 2019

Neste último mês de Maio participamos do 13º Workshop-Escola de Sistemas de Agentes Seus Ambientes e Aplicações ou Workshop-School on Agents, Environments, and Applications, o WESAAC, que aconteceu em Florianópolis em Santa Catarina. O Fabian Brandão apresentou o trabalho escrito em conjunto com o Vinicius Souza chamado de Protocolo de Interação Entre SMA Embarcados Bio-Inspirado na Relação de Predatismo. A notícia boa é que recebemos a notícia de que o trabalho foi selecionado entre os melhores trabalhos do evento na área de graduação e terá uma versão estendida publicada na Revista Junior de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia. O trabalho vem sendo explorado na Iniciação Científica e no Trabalho de Conclusão de Curso do CEFET/RJ do Vinicius Souza nos últimos anos (2018 e 2019).

Lista com as colocações dos melhores trabalhos de graduação do WESAAC de 2019 que serão estendidos e submetidos à revista ICCEEG.

O trabalho utiliza conceitos biológicos e agentes inteligentes da área da Inteligência Artificial através de um protocolo de interação entre Sistemas Multi-Agentes embarcados em plataformas robóticas baseado em um modelo adaptado da relação ecológica de Predatismo. Este modelo visa preservar a integridade do conhecimento de um sistema quando o hardware de uma plataforma estiver em eminente risco a danos ou destruição. Para quem tiver curiosidade, interesse ou qualquer coisa do tipo, o trabalho pode ser encontrado na página do WESAAC.

Aqui deixo registrado minha parabenização por esse feito (melhor trabalho de graduação) em um evento brasileiro que é conhecido por reunir os pesquisadores da área de agentes inteligentes do Brasil e do mundo, já que sempre temos palestras, mini-cursos e um contato direto com pesquisadores de outros países que são referências na computação. Ao Vinicius e ao Fabian, meus parabéns!