Por quê eu criei um canal e um blog?

Algumas pessoas me perguntam o motivo de eu ter criado um canal no YouTube e ter criado esse site aqui (ainda tenho resistência em chamar de blog) e algumas pessoas devem imaginar mil e uma coisas porque um sujeito cria coisas do tipo nos dias de hoje. Não tiro as razões das pessoas, afinal as pessoas estão buscando algum tipo de sucesso e conhecimento nas redes sociais para diversos fins. Vale ressaltar que isso não é uma crítica, sou super a favor das pessoas buscarem seus sonhos e objetivos, sejam eles quais forem.

No meu caso, tem um motivo específico que eu demorei muito (ou talvez não quis dar tanta atenção) para admitir: o acesso ao conhecimento mudou. O processo de ensino/aprendizado ainda é o mesmo, mas a forma como isso está acontecendo digitalizou e nem preciso dizer que foi por causa do YouTube e de diversos aplicativos de cursos gratuítos e pagos disponíveis por aí. Minhas experências e de outros colegas são as mesmas, que os alunos em sala preferem tirar fotos do conteúdo e acabam buscando o conhecimento em outras aulas em vídeos.

Quando eu vi esse comportamento acontecendo mais frequentemente comigo nesses últimos anos, finalmente eu percebi que a profissão de professor mudou e que eu não podia ficar estagnado naquele modelo antigo de professor-aluno quase jesuíta de ensino. Vi que, como profissional, estava perdendo espaço e oportunidades e que era necessário me reinventar, mas não com intuíto de competir com esses canais e sim para oferecer uma opção extraclasse de aprendizado onde meus alunos possam recorrer antes de procurarem outros canais de aprendizado (do quais, inclusive, não vejo motivo em não estimular).

Um outro motivo é o fato de que um canal de vídeo e um blog facilitam, e muito, o trabalho de um professor no seu dia-a-dia e no processo de passar o conhecimento. Imaginem quantas dúvidas surgem em utilizar uma tecnologia e em algum tópico específico de determinada disciplina por semestre. São muitas e elas são recorrentes, ou seja, em suas diversas formas, elas acabam aparecendo e reaparecendo de tempos em tempos. Alguns chamam isso de preguiça, eu chamo de otimização de tempo para todos. Se pensarmos em um canal onde você possa buscar a informação para sua dúvida na hora que você quiser e sem ter que depender da disponibilidade de um professor, isso otimiza bastante seu estudo.  Para o professor, ficarão aquelas dúvidas mais profundas e discussões mais elaboradas onde todos ganham.

Então, criei o meu canal no YouTube e este site (que é 1/3 blog, 1/3 canal de network e 1/3 de conteúdo) e estou disponibilizando materiais, impressões, ideias entre outras coisas que possam ajudar as pessoas a aprenderem e atingirem seus objetivos na área acadêmica e profissional.

Enjoy it!