Tema: Banco de Dados Geográfico


Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) se tornaram uma tecnologia muito utilizada, quer seja em Órgãos Públicos, quer seja em Empresas Privadas. Os dados armazenados em um SIG são conhecidos como dados georreferenciados, isto é, dados que descrevem entidades do mundo real, associados à sua localização geográfica. O armazenamento desses dados se dá em um Banco de Dados Geográficos (BDG).

Um Sistema de Gerência de Banco de Dados Geográficos (SGBDG) é um componente fundamental de um SIG, responsável por armazenar, manipular e recuperar os tipos de dados geográficos. O Banco de Dados Geográficos deve garantir que as propriedades fundamentais de SGBD convencionais sejam aplicáveis a dados geográficos. Estas propriedades incluem três requisitos importantes: eficiência (acesso e modificações de grandes volumes de dados); integridade (controle de acesso por múltiplos usuários); e persistência (manutenção de dados por longo tempo, independentemente dos aplicativos que acessam o dado).

Para atender esses requisitos, os BDGs devem fornecer funcionalidades e procedimentos que permitam armazenar, acessar e analisar dados geográficos (espaciais), tais como:

-Entrada e validação de dados espaciais;

-Armazenamento e gerenciamento desses dados;

-Saída e apresentação visual desses dados;

-Transformação de dados espaciais;

-Interação com o usuário;

-Combinação de dados espaciais para criar novas representações do espaço geográfico;

-Ferramentas para análise espacial.

Escola Regional de Banco de Dados - ERBD 2013 - ISSN 2177-4226