A Escola de Engenharia da UFRGS

A Universidade e sua história
A história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, começa com a fundação da Escola de Farmácia e Química, em 1895 e, em seguida, da Escola de Engenharia. Assim iniciava, também, a educação superior no Rio Grande do Sul.
Ainda no século XIX, foram fundadas a Faculdade de Medicina de Porto Alegre e a Faculdade de Direito que, em 1900, marcou o início dos cursos humanísticos no Estado. Mas somente em 28 de novembro de 1934, foi criada a Universidade de Porto Alegre, integrada inicialmente pela Escola de Engenharia, com seus Institutos de Astronomia, de Eletrotécnica e de Química Industrial; pela Faculdade de Medicina, com suas Escolas de Odontologia e de Farmácia; pela Faculdade de Direito, com sua Escola de Comércio; pela Faculdade de Agronomia e Veterinária; pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e pelo Instituto de Belas Artes.
O terceiro grande momento de transformação dessa Universidade foi em 1947, quando passou a ser denominada Universidade do Rio Grande do Sul, a URGS, incorporando as Faculdades de Direito e de Odontologia de Pelotas e a Faculdade de Farmácia de Santa Maria. Posteriormente, essas unidades foram desincorporadas da URGS, com a criação, da Universidade de Pelotas e da Universidade Federal de Santa Maria. Em dezembro de 1950, a Universidade foi federalizada, passando à esfera administrativa da União. Desde então, a UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - passou a ocupar posição de destaque, no cenário nacional, como um dos maiores orçamentos do Estado do Rio Grande do Sul e como a primeira universidade, em termos de número de publicações, e a segunda universidade, em produção científica, entre as federais, considerando o número de professores.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde sua fundação, em 1934, está sediada em Porto Alegre/RS. A Universidade é uma instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência acadêmica associada às suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. A Universidade abriga cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação, desenvolve pesquisas nos diferentes campos de conhecimento e promove ações de extensão que revelam seu compromisso com o meio social onde está inserida.
Os prédios da Universidade que correspondem a uma área edificada de 371.742 m2 estão distribuídos em uma área física de 2185 ha segmentada em quatro campi na cidade de Porto Alegre e em duas unidades isoladas (CECLIMAR, Imbé/RS e Estação Experimental Agronômica, Eldorado/RS). Pelo espaço da Universidade circulam, diariamente, cerca de 30 mil pessoas, entre alunos, professores e demais funcionários.
A Universidade em números em 2012
http://www.ufrgs.br/ufrgs/a-ufrgs/ufrgs-em-numeros/ufrgs-em-numeros-2012
Cursos Presenciais |
89 |
|||
Cursos a Distância (Ofertados em 2010) |
8 |
|||
Vagas Para Ingresso Vestibular |
5.310 (5.290 vestibular UFRGS + 20 vestibular conveniado UERGS) |
|||
Inscritos no Vestibular |
40.978 + 146 |
|||
Pós-graduação |
||||
Programas de Mestrado |
72 |
|||
Programas de Doutorado |
69 |
|||
Avaliação CAPES - Nota 7 |
11 (15,27%) |
|||
Avaliação CAPES - Nota 6 |
10 (13,88%) |
|||
Avaliação CAPES - Nota 5 |
32 (44,44%) |
|||
Avaliação CAPES - Nota 4 |
16 (22,22%) |
|||
Avaliação CAPES - Nota 3 |
4 (5,55%) |
|||
Programas de Mestrado Profissionalizante |
9 |
|||
Lato Sensu |
161 (74 em andamento; 87 concluídos em 2012) |
|||
Escola Básica |
||||
Colégio de Aplicação |
Alunos Matriculados
Graduação |
||||||||
Presencial 2012/1 |
2.7621 |
|||||||
Presencial 2012/2 |
2.7801 |
|||||||
A distância |
655 |
|||||||
Bolsistas (PRAE) |
1.804 |
|||||||
Monitoria
|
||||||||
Pós-graduação |
||||||||
Doutorado |
4.825 |
|||||||
Mestrado Acadêmico |
5.332 |
|||||||
Mestrado Profissional |
429 |
|||||||
Especialização |
6.846 |
|||||||
Alunos Especiais |
1.848 |
|||||||
Residência Médica/Veterinária |
415 |
|||||||
Bolsas (Mestrado/Doutorado) |
1.015 |
|||||||
Educação Básica |
||||||||
Total de alunos: 619 |
Concluintes e Títulos Outorgados
Concluintes de Graduação |
||||
Total de alunos: 3.119 |
||||
Presencial |
2.853 |
|||
A distância |
266 |
|||
Títulos Outorgados na Pós-graduação |
||||
Total de alunos: 2.339 |
||||
Doutorado |
749 |
|||
Mestrado |
1.491 |
|||
Mestrado Profissionalizante |
99 |
Docentes
Ensino Superior | 2.642 |
||||
|
|||||
Educação Básica |
121 |
||||
|
|||||
Doutorado ou acima |
2.167 (87,17%) |
||||
Mestrado ou acima |
217 (8,73%) |
||||
Dedicação Exclusiva |
2.116 (85,12%) |
||||
Mulheres |
1.092 (43,93%) |
||||
Homens |
1.394 (56,07%) |
Técnicos Administrativos
Total de Funcionários: 2.623 |
|
Nível de Apoio |
317 |
Nível Intermediário |
1.530 |
Nível Superior |
776 |
Doutorado |
64 |
Mestrado |
245 |
Especialização |
522 |
Graduação |
605 |
Até Ensino Médio |
1.187 |
Homens |
1.304 (49,71%) |
Mulheres |
1.319 (50,29%) |
Terceirizados |
1.976 |
Pesquisa
Grupos de Pesquisa (dados relativos ao último censo Diretório Grupo Pesquisa CNPQ de 2010. O próximo censo será feito no final de 2013) |
701 |
||||||
Pesquisadores |
5.516 |
||||||
|
|||||||
Projetos em Andamento |
6.325 |
||||||
Laboratórios |
1.104 |
Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) |
||
INCT da Criosfera |
||
INCT para Excitotoxicidade e Neuroproteção |
||
INCT de Genética Médica Populacional |
||
INCT Translacional em Medicina |
||
INCT de Hormônios e Saúde da Mulher |
||
INCT para Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATES) |
Centros interdisciplinares |
Centro Estadual de Pesquisa em Sensoriamento Remoto |
Centro de Biotecnologia do RS – CBIOT |
Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Agronegócios – CEPAN |
Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação – CINTED |
Centro Interdisciplinar de Nanociência e Nanotecnologia |
Centro de Estudos Internacionais sobre Governo - CEGOV |
Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED (criado em 2011) |
Produção científica |
|
Publicações periódicos indexados na Web of Science |
2.454 |
Citações em periódicos indexados na Web of Science* |
1.788 |
Apresentações em eventos internacionais (dados coletados do SABi em 21/07/2011) |
811 |
* Citações recebidas em 2012 e 2013 pelos artigos publicados em 2012 (dado coletado em 24/06/2013)
Extensão
Ações de extensão |
1.615 |
Bolsistas de extensão |
396 |
Extensionistas |
2.502 |
Público participante |
24.585 |
Projetos Sociais |
|
Programa Educação na Diversidade |
1.576 espectadores em 29 eventos |
Ações em Educação e Desenvolvimento Social 4.349 participantes em 12 eventos |
4.349 participantes em 12 eventos |
Linha Editorial |
2 livros (2000 exemplares) |
Atividades Culturais |
|
Projetos culturais |
31.228 participantes em 89 eventos |
Cinema universitário |
17.312 participantes em 540 sessões |
Museu |
16.065 participantes em 31 eventos |
Planetário |
42.933 participantes em 580 eventos |
Outros Eventos de Extensão |
|
13º Salão de Extensão |
6.305 participantes em 308 atividades |
1º Festival de Inverno Maré de Arte |
6.500 participantes em 41 atividades |
30º Seminário de Extensão da Região Sul |
41 participantes em 21 atividades |
Edital PROEXT MEC/SESu |
14 ações de extensão contempladas |
Revista da Extensão |
2 edições impressas, 1 com audiodescrição |
Biblioteca
Bibliotecas |
32 |
Acervo (livros) |
714.605 publicações |
Acervo (periódicos) |
13.366 títulos |
Acervo LUME (Repositório digital) |
70.264 publicações |
Laboratórios de informática
Laboratórios de informática |
144 |
Assistência estudantil
3 Casas de estudantes |
552 moradores |
5 Restaurantes universitários |
6.578 refeições diárias |
Alunos contemplados pelos programas de bolsas |
1.804 |

A ESCOLA DE ENGENHARIA
A Escola de Engenharia e sua história
A Escola de Engenharia da UFRGS completou cem anos em 1996, tendo sido criada em 10 de agosto de 1896 por cinco engenheiros militares e professores da Escola Militar de Porto Alegre: João Simplício Alves de Carvalho, João Vespúcio de Abreu e Silva, Juvenal Octaviano Miller, Lino Carneiro da Fontoura e Gregório de Paiva Meira. Por sugestão do líder republicano Júlio de Castilhos, um engenheiro civil foi integrado ao grupo, tornando-se o primeiro diretor da Instituição: Álvaro Nunes Pereira. Durante trinta anos, a Escola de Engenharia funcionou como instituição privada, embora tenha sido sempre considerada como de propriedade pública pelos serviços prestados à comunidade.
Na época de fundação da Escola, Porto Alegre possuía 70 mil habitantes e se orgulhava de ter sido a primeira capital brasileira a abolir a escravidão. O regime republicano consolidava-se, enquanto a urbanização começava a tomar um rumo acelerado, exigindo o aprimoramento de técnicas de construção compatíveis com os novos tempos.
Hoje o trabalho da Escola continua completamente relacionado às necessidades das sociedades porto-alegrense e gaúcha. Perseguindo a excelência e a qualificação de seus quadros, a Escola de Engenharia comemorou o centenário colocando-se no topo das melhores colocadas do país.
O propósito fundamental da Escola de Engenharia é formar e qualificar recursos humanos, estabelecendo uma cultura de excelência e geração de novos conhecimentos através da pesquisa, em todas as áreas da Engenharia. Em função de uma ampla interação com os setores produtivos públicos e privados, a Escola tem contribuído para o desenvolvimento social.
A ESCOLA DE ENGENHARIA EM NÚMEROS
Funcionam na Escola de Engenharia da UFRGS 59 laboratórios, ligados a nove Departamentos. Dos 221 professores que constituem atualmente o quadro de docentes da Escola, 170 possuem título de Doutorado, nas diversas áreas, 50 são mestres e 04 especialistas.
A Biblioteca da Escola de Engenharia ocupa 725 metros quadrados, abrigando uma coleção de 24.885 volumes, 1320 títulos de periódicos, três bases de dados em CD-ROM e 12.202 folhetos, que incluem normas técnicas e catálogos industriais.
A Escola de Engenharia é responsável por treze cursos, o mais antigo deles, Engenharia Civil, funcionando ininterruptamente desde 1896. São os seguintes os Cursos sob a responsabilidade da Escola e suas respectivas datas de início:
Civil (1896)
Mecânica (1908)
Elétrica (1908)
Minas (1942)
Metalúrgica (1954)
Química (1958)
Materiais (1994)
Computação – em parceria com o Instituto de Informática (1998)
Produção (1999)
Ambiental (2005)
Controle e automação (2008)
Energia (2010)
Física – em parceria com o Instituto de Física (2010)
A Escola possui mais de 4000 alunos matriculados em seus treze Cursos de graduação em funcionamento.
A Escola possui ainda sete Programas de Pós Graduação em funcionamento com mais de 1500 alunos matriculados, sendo em torno de 500 alunos em nível de Doutorado. São os seguintes os Programas ofertados nas diferentes áreas e níveis de especialização:
Engenharia Civil – Mestrado e Doutorado
Engenharia Elétrica – Mestrado e Doutorado
Engenharia Mecânica – Mestrado, Doutorado e Mestrado Profissional
Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais – Mestrado e Doutorado
Engenharia de Produção – Mestrado, Doutorado e Mestrado Profissional
Engenharia Química – Mestrado e Doutorado
Design – Mestrado
Para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Escola de Engenharia conta com 221 docentes, 170 deles com Doutorado, 50 com Mestrado, 04 com Especialização e 11 graduados.
PESQUISA
Laboratórios de Pesquisa
Os laboratórios da Escola desenvolvem atividades nas mais diferentes áreas da Engenharia. Com um corpo técnico altamente capacitado, cada um desses laboratórios desenvolve produtos e processos em consonância com as necessidades do meio produtivo, além de cumprirem papel importante como ambiente de formação para os alunos da Escola. Atualmente, encontram-se em funcionamento os seguintes laboratórios de pesquisa;
Centro de Tecnologia
Laboratório de Análise para Metalurgia – LAMET
Laboratório de Fundição – LAFUN
Laboratório de Processamento Mineral – LAPROM
Laboratório de de Siderurgia – LASID
Laboratório de Soldagem e Técnicas Conexas – LS&TC
Laboratório de Transformação Mecânica - LdTM
Laboratório de Estudos Ambientais para Metalurgia – LEAMET
Núcleo de Termodinâmica Computacional para a Metalurgia – NTCm
Engenharia Civil
Laboratório de Aerodinâmica das Construções – LAC
Laboratório de Dinâmica Estrutural e Confiabilidade – LDEC
Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais – LEME
Laboratório de Ensaios Geotécnicos e Geoambientais – LEGG
Laboratório de Mecânica Computacional – CEMACOM
Laboratório de Mecânica de Solos – LMS
Laboratório de Pavimentação – LAPAV
Laboratório de Viscoelasticidade – VISCOLAB
Laboratório de Resíduos, Novos Materiais e Geotecnia Ambiental – ENVIRONGEO
Núcleo Orientado à Inovação na Edificação – NORIE
Engenharia Elétrica
Laboratório de Comunicações - LACOM
Laboratório de Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico - LEPACE
Laboratório de Instrumentação Eletro-Eletrônica - IEE
Laboratório de Máquinas Elétricas, Acionamentos e Energia - LMEAE
Laboratório de Processamento de Sinais - LAPSI
Laboratório de Prototipação e Teste – LAPROT
Laboratório de Sistemas de Controle, Automação e Robótica - LASCAR
Laboratório de Modelagem e Análise de Sistemas de Potência - GMASP
Engenharia de Materiais
Laboratório de Corrosão , Proteção e Reciclagem de Materiais – LACOR
Laboratório de Materiais Cerâmicos – LACER
Laboratório de Materiais Compósitos e Nanocompósitos – LACOMP
Laboratório de Materiais Elétricos e Magnéticos – LABEMEN
Laboratório de Materiais Poliméricos – LAPOL
Laboratório de Caracterização de Materiais – LACAR
Laboratório de Biomateriais – LABIOMAT
Laboratório de Design e Seleção de Materiais - LdSM
Laboratório de Cerâmicas Avançadas
Engenharia Mecânica
Grupo de Estudos Térmicos e Energéticos: Energia, Fenômenos de Transporte – GESTE
Grupo de Mecânica Aplicada: Mecânica dos Sólidos, Biomecânica, Acústica – GMAP
Grupo de Projeto, Fabricação e Automação Industrial – GPFAI
Laboratório de Energia Solar – LES
Laboratório de Estudos Térmicos e Aerodinâmicos – LETA
Laboratório de Mecânica da Fratura em Alta Temperatura – LAMEFRAT
Laboratório de Mecânica de Fluidos Aplicada e Computacional – LAMAC
Laboratório de Metrologia Dimensional – LAMED
Laboratório de Motores
Laboratório de Robótica
Laboratório de Usinagem
Laboratório de Vapor e Refrigeração – LAFRIG
Laboratório de Mecatrônica e Controle – LAMECC
Laboratório de Mecânica dos Fluidos – LMF
Laboratório de Aplicações Nucleares – LANUC
Laboratório de Máquinas de Fluxo – LAMAC
Laboratório de Mecânica Computacional – LMC
Engenharia Metalúrgica
Laboratório de Análise para Metalurgia – LAMET
Laboratório de Fundição – LAFUN
Laboratório de Metalurgia Física – LAMEF
Laboratório de Processos Eletroquímicos e Corrosão – ELETROCORR
Laboratório de Pesquisa em Corrosão – LAPEC
Laboratório de Processamento Mineral – LAPROM
Laboratório de Siderurgia – LASID
Engenharia de Minas
Laboratório de Comunicação
Laboratório de Modelagem Geológica e Ambiental – MODELAGE
Laboratório de Geoquímica Ambiental – LAGEAMB
Laboratório. de Pesquisa Mineral e Planejamento Mineiro – LPM
Laboratório de Processamento Mineral – LAPROM
Laboratório de Tecnologia Mineral e Ambiental – LTM
Engenharia de Produção
Laboratório de Otimização de Produtos e Processos – LOPP
Laboratório de Sistemas de Transporte – LASTRAN
Engenharia Química
Laboratório de Biotecnologia – BIOTECLAB
Laboratório de Computação da Graduação – LACOMP
Laboratório de Computação da Pós-Graduação – LACOP
Laboratório de Simulação, Controle e Integração de Processo – LASCIP
Laboratório de Extração com Fluido Supercrítico
Laboratório de Reatores – LARET
Laboratório de Separação Líquido-Gás
Laboratório de Separação por Membranas
Laboratório de Tecnologia de Polímeros – LATEP
Laboratório de Processamento de Resíduos – LPR
Laboratório de Estudos em Couro e Meio-Ambiente - LACOURO
Projetos Permanentes
AeroDesign
O Projeto AeroDesign é um programa de natureza educacional cujo principal objetivo é proporcionar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.
Mini Baja
A Equipe Tchê de Mini Baja foi fundada no final do ano de 1994 com o objetivo de projetar e construir um protótipo mini baja para participar da competição organizada pela SAE BRASIL.
Competição de Pontes de Espaguete
Este Evento surgiu inspirado em experiências didáticas similares que já ocorriam em várias instituições de ensino do exterior. Como uma iniciativa que se revelou pioneira no Brasil em competições desta natureza, o evento foi proposto pela primeira vez aos alunos de engenharia no semestre 2004/1, como um trabalho prático de várias disciplinas do Departamento de Engenharia Civil da UFRGS. Para participar deste Evento, os alunos inscritos devem fazer o projeto, a construção e, finalmente, realizar um ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete, conforme as especificações detalhadas no regulamento da competição.
Aeromóvel
O Aeromóvel será uma ligação direta entre a estação Aeroporto e o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre/RS. Um sistema rápido, seguro, confortável, econômico e sem prejuízo ao meio ambiente. Um projeto que trará mais integração para o transporte público da região metropolitana e que demonstra o compromisso da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A - Trensurb na melhoria da infraestrutura de Porto Alegre para a Copa de 2014.
Hestia
A Incubadora Tecnológica Hestia, como agente do processo de geração e consolidação de micro e pequenas empresas oriundas dos projetos dos egressos da Escola de Engenharia e do Instituto de Física da UFRGS, tem como principal objetivo apoiar e viabilizar novos empreendimentos com potencial inovador, a fim de que ingressem no mercado e alcancem o seu crescimento e sucesso. A Hestia teve sua criação aprovada em 08 de abril de 2004.
CONVÊNIOS E PARCERIAS INTERNACIONAIS
A Escola de Engenharia mantém convênios que prevêem a mobilidade estudantil nas seguintes modalidades:
- Programas de Dupla Diplomação com a França
- Écoles Centrales
- Institut Polythechinique de Grenoble
- Programa de Intercâmbio CAPES/BRAFITEC
- Programa de Intercâmbio com os Estados Unidos
- Programa de Intercâmbio com a Universidade do Porto (Portugal)
- Programa de Intercâmbio com Instituto politécnico de Torino (Itália)
- Programa de Intercâmbio CAPES/DAAD
Programa de Dupla Diplomação com a França
Écoles Centrales
A Escola possui um Convênio geral de intercâmbio cultural e acadêmico assinado com o Intergroupe des Écoles Centrales, composto pelas Ecoles Centrales de Paris, Lille, Nantes, Lyon, possibilitando a realização de um Programa de Dupla Diplomação bidirecional. Neste sentido, tanto alunos da UFRGS quanto os das Ecoles Centrales engajados no programa receberão, simultâneamente, o diploma de ”Engenheiro da Ecole Centrale” e o diploma de Engenheiro da especialidade escolhida na UFRGS.
Apresentam programas similares, também com as Ecoles Centrales, as seguintes universidades brasileiras: USP, UNICAMP, UFRJ, UFC e PUC-RJ.
Além do programa de duplo-diploma, por esse um acordo de cooperação, é possível a realização de um ano de intercâmbio no último ano de formação em engenharia no formato de 6 meses de cursos e 6 meses de estágio supervisionado em empresa ou laboratório de pesquisa. Tais intercâmbios podem também ser financiados por auxílios BRAFITEC ou regionais franceses.
Institut Polythechinique de Grenoble
Desde 2002, a Escola de Engenharia e o Instituto de Informática da UFRGS mantêm um programa de intercâmbio de alunos de graduação com as Escolas de Engenharia do Instituto Politécnico de Grenoble (INPG). Inicialmente, tal programa foi fomentado no âmbito do Projeto BRAFITEC-PAGINER, que vigorou entre os anos de 2002 e 2006, e onde se realizaram intercâmbios bidirecionais de alunos de engenharia elétrica, engenharia da computação e ciência da computação. Mais recentemente, tal Projeto foi re-editado sob o nome de SCISTEMA, tendo sua validade até 2010, contemplando também a participação dos alunos dos cursos de engenharia de produção e de engenharia de materiais.
A UFRGS possui também um programa de dupla-diplomação bidirecional com o Instituto Politécnico de Grenoble para os cursos de engenharia elétrica e engenharia da computação.
O aluno da UFRGS que participar desse programa de intercâmbio recebe ou o Diploma de Engenheiro de Computação, ou o de Engenheiro Eletricista ou o de Bacharel em Ciência da Computação e um segundo Diploma com o titulo de Engenheiro da Escola do INPG que confere o nível de “Master”, na qual tiver obtido os créditos.
Por esse acordo, há também a possibilidade de realização de um ano de intercâmbio durante o último ano do curso, no formato de 6 meses de cursos e 6 meses de estágio supervisionado em empresa ou laboratório de pesquisa. Tais intercâmbios podem também ser financiados por auxílios BRAFITEC.
Programa de Intercâmbio CAPES/BRAFITEC
Desde 2004 a Escola de Engenharia da UFRGS, em parceria com o Instituto de Informática da UFRGS, realiza intercâmbio de estudantes no contexto do Programa BRAFITEC da CAPES com a chamada Rede Ampère de Escolas de Engenharia francesas na área de elétrica e de computação:
• Ecole Nationale Sup´erieure d’Electronique et de Ses Applications (ENSEA), em
Cergy-Pontoise.
• Ecole Nationale Sup´erieure d’Electronique, Informatique et Radiocommunications
de Bordeaux (ENSEIRB), em Bordeaux
• Ecole Nationale Supérieure de Physique de Strasbourg (ENSPS), em Strasburgo
• Ecole Nationale Supérieure d’Ingénieurs de Caen (ENSICAEN), em Caen.
O intercâmbio dos alunos é realizado principalmente nos dois penúltimos semestres de formação (sétima e oitava etapas), sendo um semestre de aulas e outro de estágio em uma empresa.
Programa de Intercâmbio com os Estados Unidos
Projeto FIPSE - Formando Engenheiros de Produção para atuação em Sistemas Complexos
Este projeto está centrado no intercâmbio supervisionado de estudantes de graduação em engenharia de produção entre duas universidades americanas, Ohio State University e University of Virginia, contando com a parceria industrial da Petrobras, do Instituto de Engenharia Nuclear, do Corpo de Bombeiros e da Infraero. O intercâmbio prevê a capacitação na área de fatores humanos, ergonomia e engenharia de resiliência. Busca ainda o aperfeiçoamento na língua inglesa, a compreensão de diferenças sociais, culturais e tecnológicas, e o desenvolver a capacidade de aprender em contextos culturais diversos.
Ao participar deste programa, prevê-se que o estudante estará apto a desenvolver projetos na área de engenharia de produção, mais especificamente na gestão de sistemas complexos e de organizações de alta confiabilidade.
Projeto FIPSE - Consórcio Estados Unidos - Brasil em Educação Superior em Microeletrônica
O objetivo deste projeto é a formação de consórcio entre programas de Engenharia
Elétrica, na área de Microeletrônica/Nanoeletrônica. As instituições envolvidas são:
• Universidade Federal do Rio Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),
• Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),
• Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
• Arizona State University (ASU),
• State University of New York at Buffalo (SUNY),
• Texas AeM (TAMU),
• Iowa State University (ISU).
O programa prevê, ao longo dos quatro anos de sua execução, a ida de vinte e quatro estudantes brasileiros de graduação às instituições norte-americanas para realização de cursos ou estágios em empresas e a vinda de trinta e dois estudantes norte-americanos às instituições brasileiras para realização de créditos em disciplinas.
O financiamento deste projeto se dá através de auxílio CAPES-FIPSE, de forma similar aos projetos BRAFITEC, financia a passagem aérea, o seguro saúde e uma bolsa mensal da ordem de 750 dólares.
Programa de Intercâmbio com a Universidade do Porto (Portugal)
Em anos recentes, tem sido grande o número de alunos que realizam um ano de intercâmbio na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Existe um acordo de cooperação formal entre a UFRGS e a Universidade do Porto, mas não há fonte de financiamento garantida para os estudantes. Esporadicamente, são concedidos auxílios de mobilidade aos estudantes. A perspectiva é a concessão de bolsas pelo programa Erasmus Mundus, onde a UFRGS integrou a proposta de projeto coordenada pela Universidade do Porto.
Programa de Intercâmbio com o Instituto Politécnico de Torino (Itália)
O Politécnico de Torino (IPoliTo) também possui acordo de cooperação com a UFRGS, facilitando o aceite dos alunos da Universidade. Não há, também, fonte de financiamento garantida para os estudantes. Esporadicamente, são concedidos auxílios de mobilidade. A perspectiva é, também, a concessão de bolsas pelo programa Erasmus Mundus, no quaal a UFRGS integrou a proposta de projeto coordenada pelo IPoliTo.
Em anos recentes, vários alunos, sobretudo de engenharia mecânica e da engenharia elétrica realizaram intercâmbio no IPoliTo.